O astro espanhol Antonio Banderas retornou para sua cidade natal para celebrar a Semana Santa e se juntar às procissões Católicas de preparação para a Páscoa.
O ator de Hollywood vive atualmente em Los Angeles mas tenta voltar para seu lar em Malaga todo ano para a mais importante festa do calendário Católico. Banderas gosta de retornar para sua fraternidade ‘Tears and Favours’ para participar das tradicionais procissões que acontecem em todas as cidades e vilas Espanholas, que marcam a Semana Santa.
Ele foi fotografado tirando fotos com seus colegas penitentes antes do início da procissão do Domingo de Ramos, de Nossa Senhora das Lágrimas e de Favores, em Malaga.
A assombrosa procissão ocorre toda Páscoa na Espanha, com penitentes vestindo túnicas e chapéus cônicos – uma tradição criada para manter o anonimato – enquanto carregam efígies em tamanho real de Jesus Cristo e da Virgem Maria pelas ruas da cidade, acompanhados de batidas de tambores dramáticos e músicas melancólicas.
Por mais que Malaga seja uma cidade popular para ver as procissões – particularmente, pela presença do astro – de longe a mais visitada cidade para as celebrações católicas é Sevilha, em Andalucia, onde o centro medieval fica lotado de fiéis penitentes de diferentes congregações da Igreja. Turistas lotam as ruas, enquanto procissões programadas tecem seu caminho pela cidade desde o amanhecer até a madrugada.
Cada fraternidade é representada por diferentes cores de túnicas e as máscaras eram e ainda são, historicamente, para garantir o anonimato para aqueles que buscam pagar suas penitências.
Apesar das altas temperaturas – principalmente ao sul da Espanha – os fiéis lutam sob seus pesados trajes, balançando-os enquanto carregam enormes andores entre eles e algumas vezes até mesmo caminhando descalços.
Existem mais de 50 fraternidades religiosas em Sevilha, algumas fundadas muito antes do século XIII e cada procissão carrega uma estátua de Cristo, retratando diversas cenas bíblicas. A Virgem Maria é também sempre retratada de luto por seu Filho.
Enquanto algumas procissões são um tanto ruidosas, com bandas acompanhando os penitentes, uma das mais famosas é El Silencio, que é conduzida sem absolutamente nenhum acompanhamento musical.
Mais de um milhão de visitantes vão para Sevilha durante a Semana Santa, juntar-se às programações das mais variadas procissões e segui-las pela cidade.
Por mais que Sevilha seja o mais famoso local para se visitar na Espanha, é seguido de perto por Malaga e Toledo. Na América Latina, onde as procissões também são uma importante festa no calendário, a mais famosa cidade para testemunhar as coloridas procissões é Antigua, uma cidade colonial próxima à capital da Guatemala.
Calorosa recepção: Antonio Banderas retorna para sua cidade natal Magela para participar das celebrações Semana Santa.
Velhos amigos: O ator se reencontra com os companheiros de sua congregação Santa Maria das Lágrimas e Favores
Mantendo a fé: O astro espanhol se junta à sua congregação para carregar uma enorme estátua da Virgem Maria, decorada com velas, pelas ruas de Andalucia
Fervor religioso: Penitentes da fraternidade de São Gonzalo participam da procissão de semana Santa em Andalucia, capital de Sevilha.
Pagando penitência: A fraternidade de São Gonzalo marcha pela noite, suas velas vermelhas deixam suas vestes marcadas de cera.
Marchando: Penitentes carregam um enorme andor com a Virgem Maria como parte da procissão pelas ruas de Sevilha.
Todo o país: Enquanto Sevilha tem as mais famosas procissões de Semana Santa, vilas e cidades por toda Espanha têm seus próprios eventos
Eventos cotidianos: Crianças brincam ao fundo, enquanto penitentes seguem sua marcha, com Jesus em sua terceira queda, durante uma procissão em Zamora, Espanha
Espetacular: Uma mulher e um garoto olham pela janela enquanto um penitente da fraternidade de São Gonzalo passam andando durante a Semana Santa em Sevilha
Para todas as idades: Uma jovem penitente da fraternidade de São Gonzalo abraça sua amiga enquanto aguardam a procissão em um mercado
Tradição: A procissão e os eventos da Semana Santa podem atrair muitos turistas de todo o mundo mas, na verdade, continuam sendo de uma grande importância para a vida dos moradores de Sevilha
O espírito do Festival: Pessoas apreciam tapas e bebidas fora de um bar, enquanto penitentes da fraternidade de São Gonzalo andam para a igreja para iniciar a procissão.
Fonte: Mail