Hoje iniciamos um tempo de graça na Igreja, a Quaresma. Tempo de oração e contemplação da Misericórdia do Senhor. Quarenta dias separados para podermos vê-la e acolhê-la. Mas para que realmente tenhamos esta experiência, com a Misericórdia, façamos momentos de Oração, Jejum e partilhemos com os irmãos a Esmola.
Estas são vias perfeitas para encontrarmos com Jesus que deseja:
- Nos falar ao ouvido pela ORAÇÃO, como filhos amados que somos. Nos acolher em seus braços e nos ensinar as suas maravilhas. E Ele nos diz pelo Profeta Oseias: “Por isso, eis que vou, eu mesmo, seduzi-la, conduzi-la ao deserto e falar-lhe ao coração” (Os 2 , 16).
- Com o JEJUM alimento que passa, poderemos saciar nossa fome de amor, com o Alimento que não passa: Eucaristia e Palavra de Deus. A Palavra em Isaías 55 nos diz: “Ouvi-me com toda atenção e comei o que é bom; haveis de deleitar-vos com manjares revigorantes. Escutai-me e vinde a mim, ouvi-me e haveis de viver. Farei convosco uma aliança eterna, assegurando-vos as graças prometidas a Davi”.
- Deus quer partilhar conosco as riquezas de seu coração, e cheios de amor e misericórdia, partilhamos nossas riquezas através da ESMOLA com os irmãos. Este é o tempo favorável de voltarmos à casa Paterna, ao coração de Deus, e aí repousar das nossas correrias, do trabalho e preocupações. A nossa fome de amor será saciada com o leite e mel que jorram do Coração de Cristo, pois é fonte de VIDA.
A Quaresma é Tempo de alegria, pois é tempo de preparação para a Páscoa que há de vir. Páscoa, tempo no qual um dia estaremos todos na presença de Deus, de volta para casa, o céu, que é o nosso lugar. A nossa alma anseia por viver aqui, o céu, a intimidade com seu Amado. Ela tem saudade do Amor, tem saudade da voz do Amado, e o caminho perfeito para irmos nos preparando é uma vida de oração, pautada na contemplação e testemunho ao mundo.
Vamos caminhar para o céu? Sigamos os passos de Jesus.
Hoje, quarta-feira de cinzas, iniciaremos esta caminhada, por isso faremos jejum de carne, para que nossa carne saiba que não vivemos para satisfazer a sua vontade, mas a vontade do espírito. Para que saibamos que podemos dominar os desejos da carne por amor a Deus. Pois nossa fome é saciada fazendo a vontade do Pai.
Por isso, não tenhas medo, pois o Senhor o(a) ama e deseja falar-te ao coração, pois és amado(a), és um prodígio aos seus olhos.
Que Maria, Mãe da Divina Misericórdia, nos acompanhe neste tempo de graça, nos ensinando pelas sandálias da Humildade e da Obediência, a acreditar e acolher o Amor do Pai.
Janet Alves
Cofundadora da Comunidade Católica Reviver pela Misericórdia